segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Transitivos Diretos, Vírgula e Advérbios (i)

De volta, mais uma vez, agora com um assunto não tão difícil, porém, à escrita, tão importante quanto trocar fralda de criança na hora certa. Pode cheirar mal, se não for trocada...

É o Verbo Transitivo Direto e a Vírgula
 
Olha só o que encontrei em uma revisão...

(...) Experimentarem em sala de aula, os nove valores organizacionais do STJ (...).
 
Aqui temos uma parte de um texto bem escrito, no entanto, em razão de um pequeno incômodo (a vírgula), não podemos deixar de revisar (ou modificar) o que pede acima.

No trecho, temos o verbo "experimentar" (experimentarem...), temos um advébio bem pequeno (em sala de aula), e temos o objeto direto (os nove valores organizacionais do..).

A vírgula, após o advérbio, nos dá entender que o pensamento transitivo foi 'cortado'. Que pensamento transitivo? o do verbo experimentar... / quem experimenta experimenta algo. Ou seja, não cabe vírgula após um verbo transitivo direto, se não houver uma intercalada entre o sujeito e objeto.

O que é uma intercalada?

A intercalada, normalmente, é um advérbio deslocado. Quando pequenos, como os terminados em -mente (normalmente, geralmente, assiduamente..), não precisam de vírgula. A não ser que o próprio redator assim o exija.

Tipo assim...
 
Quero dizer que geralmente almoço às 14h.
por...
Quero dizer que, geralmente, almoço às 14h.

Nunca: Quero dizer que geralmente, almoço às 14h.
Ou jamais:      Quero dizer que, geralmente almoço às 14h.

Outras intercaladas podem ser imensas...

Ontem, quando cheguei em frente ao portão, meu cachorro me sorriu latindo...
Ontem, ao me despedir daquela mulher que eu tanto amava às escondidas, chorei em demasia.

Aqui, há a necessidade real de vírgulas no intercalar da oração.

...

No exemplo acima (Experimentarem em sala de aula...), temos um advérbio após o verbo, o que nos remete ao mesmo pensamento. Vírgula ou não vírgula após o advébio?

Nesse caso, se colocarmos vírgula, teremos que intercalá-lo entre o verbo transitivo direto e seu objeto direto. Ficando assim:

(...) Experimentarem, em sala de aula, os nove valores organizacionais do STJ (...). -- com uma vírgula antes e depois do advérbio, para que possamos dar continuidade ao pensamento de transitividade entre verbo e objeto.

Ou Experimentarem em sala de aula os nove valores organizacionais do STJ. -- Sem a vírgula antes ou depois do advérbio.

Em ambos os casos foi mantido o pensamento transitivo.

Não se esqueçam: quando pequeno, o advérbio deslocado vem entre vírgulas, se o redator quiser. Mas se for um grande advérbio deslocado, precisamos, necessariamente, de vírgulas.





Por hoje é só, pessoal!





Nenhum comentário:

Postar um comentário